Antes de entendermos a importância dessa subespecialidade vamos defini-la: a uroginecologia é uma subespecialidade da área da saúde, para nós, médicos, é fundamental o pré-requisito em ginecologia ou urologia, bastante abrangente e que procura relacionar o trato uroginecológico e suas estruturas adjacentes, incluindo o útero, a vagina e o reto.
Seu principal objetivo é diagnosticar, prevenir e tratar enfermidades como cistite, incontinência urinária, prolapsos genitais tanto clinicamente como cirurgicamente, dependendo da indicação médica.
O ginecologista geral encontra-se apto para diagnosticar e tratar também essas enfermidades, porém a especificidade, conhecimento e a experiência do uroginecologista pode fazer total diferença para um tratamento preciso, único e certeiro.
Nesse contexto, pode se tornar fundamental a avaliação da função o trato urinário inferior através do – estudo urodinâmico – Este exame, também realizado na nossa Clínica pela Dra Luísa Aguiar, especialista em Uroginecologia, tem como objetivo avaliar se bexiga consegue cumprir sua função de armazenar urina sob baixa pressão e proporcionar adequado o esvaziamento.
É preciso entender muito de cada doença para que a dinâmica do tratamento siga uma sequencia ideal sem tentativas frustrantes no meio do caminho. Isso leva a uma adesão ruim por parte da paciente e um descontinuamente do tratamento acabando com a piora da qualidade de vida dessa mulher e, muitas vezes, ocasionando seu isolamento social e depressivo