Como a utilização nesse caso naso é estética a mídia pouco incentiva esse conhecimento. Na verdade, a ação da toxina botulínica é sempre inibir a liberação de acetilcolina ou outras substâncias na junção pré sináptica modificando ou evitando assim a transimissao nervosa e bloqueando a contração do músculo inervado por aquele nervo.
Para resumir e descrever leigamente é o mesmo que paralisar aquela musculatura. As aplicações dessas substâncias são inúmeras e na uroginecologia elas surgiram como uma saída aos tratamentos refratários de uma das doenças de extrema prevalência – A INCONTINÊNCIA URINÁRIA DE URGÊNCIA ou a HIPERATIVIDADE DETRUSORA/BEXIGA HIPERATIVA (aumento da atividade do músculo da bexiga).
Ainda assim, casos menos comuns como as cistites intersticiais, bexiga dolorosa, cistites químicas ou outras disfunções miccionais ganharam estudos de grande impacto mostrando resultados surpreendentes.
Assim como na aplicação estética o tempo de efeito é variável de pessoa para pessoa com estudos mostrando variações de 6 a 26 meses de ação com casos de melhora em uma única sessão.
O efeito da procedimento feito através de cistoscopia – e sob visualização direta pela câmera de vídeo – é a melhora da capacidade de armazenamento urinário da bexiga, o melhor controle voluntário do desejo de urinar, a diminuição dos espisódios de urgência ( desejo incontrolável de urinar) e urgê-incontinência ( desejo incontrolável seguido de perda urinária) proporcionando assim, um aumento na qualidade de vida da paciente.
Outro grupo de pacientes beneficiadas são aquelas com diagnóstico de cistite intersticial ou a famosa “síndrome da bexiga dolorosa” que podem experimentar alívio da dor e do desconforto vesical e diminuição do número de idas ao banheiro. Um adendo aqui, para os atrasos diagnósticos nas pacientes com cistite intersticial que vem sendo tratada como infecção urinária de repetição. Portanto, a avaliação de um especialista é sempre muito bem-vinda.
.