A Sociedade Internacional de Uroginecologia se posicionou e elaborou brilhantemente algumas recomendações, incluindo a consulta da paciente com incontinência urinária, em tempos de #coronavírus e toda as instruções sobre isolamento social.
A novidade mais impactante é a consulta virtual que pode ser realizada por videoconferência ou telefone.
Se possível e como já temos questionários validados, eles podem ser aplicados nessas pacientes e preenchidos eletronicamente ou enviados via correio (uma prática muito bem difundida em outros países, como pude experienciar em Londres nesses últimos 6 meses que fiz fellowship lá.
Logicamente, algumas mulheres merecem ser vista o mais precocemente possível como as mulheres com dor na bexiga persistente, infecções urinárias, xixi com a presença de sangue, dificuldade de esvaziamento da bexiga (retenção).
De qualquer forma, num primeiro momento, a tentativa será sempre de manejos conservadores a fim de evitar cirurgias e exposição em hospital.
Com o retorno as atividades normais, essas pacientes devem ser avaliadas e conduzidas normalmente segundo os guidelines pré-existentes.